20 نوفمبر Como saber a cor certa?
Encontre o tom exato de azul ou qualquer outra cor que você queira para o seu projeto de pintura com uma destas sete técnicas de correspondência de cores.
Como saber a cor certa? Com o tempo, as paredes de toda a casa acumulam sujidade, buracos, mossas e até alguns locais onde uma fita de papel para proteger alguns locais de pintura arrancou um bocado de tinta.
Não tem certeza de onde aquela lata velha de tinta era? Ou tem, mas a pintura original é muito antiga para ser usada com sucesso. Não faz mal,você ainda pode conseguir a cor igual a que tinha.
O mesmo processo ajuda também os proprietários que estão a restaurar ou renovar uma casa mais antiga. Acontece querer replicar uma tonalidade vista no Pinterest ou num esquema de cores de uma sala inteira em torno de uma única cor ou até mesmo numa cor de uma almofada.
Seja qual for a sua situação, há várias maneiras de encontrar a tinta com a cor desejada, mesmo sem conhecer a marca ou o nome da tinta. Embora uma correspondência de 100 por cento nem sempre seja possível, esses truques devem levá-lo o mais próximo possível da tonalidade desejada, para que ninguém note a pequena discrepância, exceto você.
MÉTODO 1: Percepção Ocular da sua visão
Se a correspondência absoluta não for crítica, você poderá avaliar as opções de pintura nas nossas lojas e escolher uma que pareça a mais próxima da cor que deseja corresponder via a sua precepção ocular.
Agora, é improvável que ao tentar encontrar uma cor de tinta existente numa área altamente visível, por exemplo, na parede da sua sala de estar, a cor saia exactamente igual.
Por exemplo, você pode não precisar do azul bebé que viu pintado num berço adorável ou o tom exato do azul da marinha misturado com um amarelo que viu via Instagram.
MÉTODO 2: Aplicações de Tintas para Telemóvel
Neste momento já existem algum aplicativos móveis para facilitar a combinação de cores. Cada um funciona de forma um pouco diferente, mas a essência é a mesma: faça o download para o seu smartphone, tire uma foto da superfície pintada que você deseja encontrar (em luz natural, para obter melhores resultados), carregue-a no aplicativo e voila!
Verá as cores mais próximas e até mesmo visualizar as cores de destaque recomendadas e criar a paleta perfeita no conforto da sua própria casa.
MÉTODO 3: Através de uma amostra de tecido ou linha
Por vezes você não tem uma amostra de tinta, mas tem uma amostra de tecido, uma linha, uma t-shirt favorita ou uma almofada na cor desejada. Basta trazer esta “amostra” para uma das nossas lojas e deixar que os nossos técnicos usem sua magia de correspondência de cores para encontrar a tonalidade de tinta mais próxima.
As nossas lojas têm formas de analise para determinar a combinação exata dos pigmentos de tinta necessários para recriar a cor desejada. Em seguida, o técnico pode combinar as descobertas com a cor mais próxima da tinta da marca.
MÉTODO 4: Tire uma foto
Mesmo sem usar um aplicativo para telemóvel, vá em frente e tire uma foto com seu telemóvel (novamente, enquanto o objeto ou a sala é iluminado com luz natural) e traga a foto para uma das nossas lojas.
Nós aqui poderemos combinar a cor muito de perto da sua foto. Tenha em atenção que esta é a opção mais provável de ser um pouco fora do tom que quer, devido às variações de cores nos ecrãs de cada telemóvel. Ainda assim, se você tiver uma boa foto, deverá obter resultados satisfatórios.
MÉTODO 5: Compare com um catálogo de cores
Quer combinar aquela parede ou mobília de amarelo pastel, azul claro ou cinza-tempestuoso? Vá até uma das nossas lojas e leve um catálgo de cores onde as amostras no papepel são amostras reais de tinta. Leva para sua casa e compara e escolhe aquele que acha que ficará melhor.
MÉTODO 6: Encontrar com um Color Matcher
Um objecto que vai ser bem mais eficaz que o seu olho é usar um colorimetro. Um modelo popular é o Color PIN SE, que é vendido por nós por 99 Euros na nossa loja on-line.
Estes colorimetros podem ser usados por qualquer pessoa e dentro do orçamento da maioria dos utilizadores. Estes pequenos gadgets, que funcionam em conjunto com um aplicativo para telemóvel, são rápidos e fáceis de usar: pressione o sensor contra o item colorido – seja aquela parede pintada, uma amostra de tecido, até a superfície de algo mais natural como uma folha – e o sensor faz o resto.
Ao isolar a cor, ela bloqueia todas as fontes externas de iluminação ambiente (que variam ao longo do dia) e usa seus próprios recursos internos consistentes.
MÉTODO 7: Corte sua própria amostra
Quando tudo falhar e você precisar de uma combinação perfeita para uma parede já pintada, tire uma amostra fisica da cor que quer e leve até uma das nossas lojas. Use uma lâmina afiada, retire um pequeno quadrado pintado que não seja muito visível.
Leve a uma das nossa lojas, e a nossa equipa usará um espectrofotômetro para analisar a sua amostra e encontrar a cor mais próxima da amostra. Porém, esteja ciente de que, mesmo assim pode não ter uma correspondência de 100%, embora deva ser capaz de chegar perto o suficiente engane qualquer olho casual.
Depois de ter sua nova tinta, lembre-se de primeiro corrigir o local onde você tirou a amostra.